Clínica especializada em psicologia/psiquiatria

Endereço:

Rua Gonçalves Crespo, 271 - Tatuapé

NOTÍCIA IMPORTANTE
Dr.

 

Neuropsicologia

Neuropsicologia é um campo da psicologia que tem como objetivo investigar as relações entre o cérebro e o comportamento humano. Esse campo teve origem nos conhecimentos obtidos da Psicologia, Neurologia, Psiquiatria e Neurociência e tem como propositivo compreender as alterações cerebrais que causam déficits em diversas áreas da cognição de um indivíduo.

Para que essas alterações cerebrais sejam detectadas, o neuropsicólogo realiza um conjunto de testes e procedimentos denominado avaliação neuropsicológica. Além de identificar as alterações, a avaliação também pode ser utilizada para diagnosticar os efeitos cognitivos e comportamentais oriundos de desordens neurológicas.

Os pacientes encaminhados para realizar a avaliação neuropsicológica são aqueles diagnosticados com algum tipo de alteração cerebral que causou perdas, ou até mesmo sequelas. E por meio da avaliação neuropsicológica é possível reconhecer o grau de integridade e de comprometimento das funções a serem avaliadas. Além desses, a avaliação neuropsicológica também é utilizada para verificar quais funções estão preservadas, que são informações relevantes para uma possível reabilitação cognitiva.

Estas funções envolvem: raciocínio, memória, atenção, humor, linguagem, percepção visual, funções executivas, entre outras.

Quanto mais cedo o paciente for diagnosticado, mais rápido será o prognóstico de recuperação. Pode ocorrer de uma pessoa aparentar bem-estar e estabilidade emocional, mas por outro lado, sem perceber, já perdeu as capacidades funcionais e pode não ter dado atenção suficiente. Por tais motivos, a importância de se fazer uma avaliação e necessário para o tratamento e em muitas vezes reabilitação.

De acordo com o Psicólogo Vagner Delgado de Oliveira, a situação mais apropriada para este tipo de avaliação deve ser solicitada pelo médico neurologista ou Psiquiatria. Esses especialistas possuem o conhecimento para conduz o tratamento de pacientes com essas alterações, traçar um processo inicial de recuperação ou traçar estratégias para a reabilitação do paciente.